domingo, 24 de janeiro de 2010

CÉU DA GUANABARA

Na última sexta-feira choveu pra cacete na cidade maravilhosa, e depois do pé d'água o evento da noite estava pra acontecer. Foi o dia do concerto do Benito de Paula, na churrascaria Gaúcha, no bairro das Laranjeiras. O meu camarada Dudu Sarmento me arrumou um ingresso dos que havia ganho através do blog do Edu, e por causa disso fui ver o homem. Aproveito para agradecer ao Dudu pela gentileza. Sobre o show do Benito, só posso dizer que gostei muito, principalmente por causa das pessoas que estavam comigo. Indico a leitura deste texto escrito pelo Edu em seu BUTECO DO EDU, pois lá encontrarão detalhes sobre a bela noite que passamos.

Antes de entrar na churrascaria, marquei com o Dudu num botequim bem perto dali. Cheguei um pouco mais cedo, o bar estava cheio e fui pedindo minha cerveja. Tinha uma turma animada falando sobre um bar no centro e resolvi entrar na conversa quando estavam querendo saber o nome de uma rua. Em poucos instantes veio o Dudu, que mora bem perto dali. Foi um festa. Ele logicamente conhecia todos que estavam bebendo e por causa disso foi me apresentando a turma. Dudu puxou pelo braço um coroa na casa dos setenta e me apresentou, o senhor chamava-se Baiano. Antes, disse-me ao pé do ouvido:

- Vou te apresentar um cara que tem muitas histórias boas pra contar. Não sei se são verdade, mas também não quero saber, pois são boas de ouvir.

E logo depois de sermos apresentados o caboclo já começou a falar e falar... Falou da época de capoeirista em Salvador, de quando andava pelo porto de lá e conseguia suas calças "lee", disse que foi modelo e até mesmo fez figuração para filmes do Glauber Rocha, de quem inclusive é amigo até hoje! É, foi assim que ele disse. Mas embora nem tudo ter sido verdade, realmente era bom de ouvir. E ali ficamos mais do que devíamos, pois a cerveja fumegava e todos conversavam com todos um papo que não dava vontade de acabar. Mas o Benito nos esperava e nós estávamos ansiosos também.




Segundo o Dudu, este boteco que tem um nome muito bonito, Céu da Guanabara, é bastante respeitado na área e já está ali há muito tempo molhando o bico da rapaziada. É um pé-sujo de verdade, com seus quitutes tradicionais na estufa, tinha uma carne assada linda demais, e com uma cerveja de primeira.

Fica aqui a dica para quem passar pela rua das Laranjeiras, o bar fica quase em frente da Gaúcha.

Até.

6 comentários:

Eduardo disse...

Felipinho, foi uma grande noite! Grande noite!

Aguardo vc e os baianos para bebermos mais umas geladas aqui por Laranjeiras.

Abração,
Dudu.

Marcelo Moutinho disse...

Grande noite! Temos, agora, que visitar aquele boteco no Cosme Velho...

Ricardo Lopes disse...

Noite realmente demais. Temos que voltar lá para tomar umas cervas com o Dudu e o Baiano, amigo do Glauber Rocha.
Quero ir neste do Cosme Velho também. Este eu não conheço.
Abs.

leo boechat disse...

Só faltava essa… o blog do Felipinho chegou ao Céu da Guanabara. Bicho, esse bar foi a CASA do Hans durante mais de uma década. Um dia, se quiser, a gente faz um histórico do local.

Época em que a linha de frente ali era: Russo, Hans e Xeré.

Hans disse...

Realmente Leo Boechat não exagerou. Frequentei o Céu durante uns 12 anos entre 1988 e 2000. Turma das antigas muito boa. Campeão, Plá, Baiano (outro), Julio, Renatinho, Cachassa, Orelha, Major, Saul, Tonha, Cesinha, e mais um monte de coroas...

Muitos churrascos na porta (proíbidos hoje em dia), muitos donos diferentes. Seu Antonio, Chitão, os cearenses...

E a cerveja sempre a moda da estação. Quente no verão e congelando no inverno.

O Xeré ainda manda lá.

Casé disse...

Felipe,

Conheci seu blog pelo buteco do Edu e
quando li "Céu da Guanabara" não acreditei, mas segui lendo.
Frequento sempre que posso o Céu, que me foi apresentado pelo meu cunhado Xeré.
Quero deixar registrado que um tempo atrás havia uma placa da brahma com o nome do bar.
"C U DA GUANABARA".
Alguém de sacanagem riscou o "É".

Sensacional esse buteco.